Pesquisa realizada no PPGO tem o objetivo de prevenir a perda do paladar de pacientes em tratamento quimioterápico

Data de publicação: 28 de junho de 2022. Categoria: Notícias, Pesquisa

Pesquisa realizada no âmbito do PPGO busca avaliar protocolos terapêuticos com laserterapia para pacientes com  disgeusia, um dos efeitos colaterais provocados pela quimioterapia que consiste na perda de paladar.

O referido estudo foi objeto de matéria veiculada pela Agência UFC e pela UFCTV (ver vídeo) e é desenvolvido pelo Prof. Dr. Paulo Goberlânio de Barros Silva, pela Profa. Dra. Ana Paula Negreiros Nunes Alves e pela discente de Doutorado, Cássia Emanuella Nóbrega Malta.

A matéria destaca que “a partir de terapia com uso de laser, a equipe de pesquisadores promove a proteção das papilas gustativas, normalmente atingidas pela quimioterapia, o que gera a perda de apetite”.

Na entrevista, o docente Paulo Goberlânio especificou que a tecnologia do laser se baseia na emissão de fotos de luz que os tecidos absorvem, estimulando a reprodução celular. Assim, havendo uma ferida, com a atuação em cima do local, o comprimento de onda estimula a cicatrização celular e, consequentemente, o reparo dos ferimentos.

Dessa forma, para o desenvolvimento da pesquisa, o professor se baseou na hipótese de que se o laser seria capaz de reverter um dano de uma ferida cutânea ou de boca, por que não poderia prevenir o desgaste dos botões gustativos.

A Profa. Dra. Ana Paula Negreiros afirmou na reportagem que o principal objetivo está em tratar o paciente para que não perca o paladar. Além disso, especificou que o tratamento da disgeusia com laserterapia é relativamente novo, tendo na literatura uma grande gama de protocolos diferentes a serem estudados.

O Prof. Paulo explica, ainda, que, com a quimioterapia, o paciente começa a perder peso devido à falta de ingestão de alimentos, em decorrência de vômito, náuseas ou diarreia. Assim, com a elevada redução de peso, o oncologista tende a diminuir a dose do quimioterápico ou até mesmo suspender o tratamento e o impacto disso é a resistência tumoral. De outro modo,  se o oncologista consegue sustentar a dose durante todo o curso do tratamento, a possibilidade de cura aumenta significativamente.

Destacou também que na pesquisa foram avaliados dois grupos, sendo um submetido à laserterapia, para o qual foi possível sustentar o paladar durante toda a quimioterapia, inclusive aumentando o peso dos pacientes e outro sem submissão ao tratamento, para o qual houve perda de até 20% do paladar e do peso.

Segundo a discente de doutorado, Cássia Emanuella Nóbrega Malta, atualmente, são utilizados três protocolos de laserterapia: um protocolo padrão, o qual foi executado durante o curso de Mestrado no PPGO e outros dois estudos com comprimento de onda de laser diferente.

A doutoranda ressalta que a pesquisa propiciou a disponibilização de melhores condições nutricionais para os pacientes em tratamento quimioterápico e o trabalho em desenvolvimento busca ainda descobrir qual o laser que terá maior eficácia com o menor tempo clínico.

O PPGO parabeniza a equipe envolvida e destaca o trabalho de pesquisa com evidências na inserção social.

Para conferir maiores detalhes da reportagem, você pode verificar o vídeo abaixo ou acessar a matéria veiculada no site “Agência UFC” disponível em https://agencia.ufc.br/tratamento-com-laser-ajuda-a-prevenir-perda-de-paladar-durante-quimioterapia/.

Créditos:

ALENCAR, Kevin. Tratamento com laser ajuda a prevenir perda de paladar durante quimioterapia. Agência UFC, Fortaleza, 28 de junho de 2022. Disponível em>https://agencia.ufc.br/tratamento-com-laser-ajuda-a-prevenir-perda-de-paladar-durante-quimioterapia/>