Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Área do conteúdo

Invento de autoria de Professor do PPGO tem registro de patente concedido pelo INPI

Data da publicação: 10 de julho de 2020 Categoria: Notícias

No dia 07 de julho, foi concedido registro de patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) de invento de autoria do Prof. Dr. José Jeová Siebra Moreira Neto, criado em parceria com a docente colaboradora do Programa, Juliana Oliveira Gondim, e dos egressos Augusto Darwin Moreira de Araújo Lima e Alexssandra Camarço Prado Lima.

De acordo com o Prof. Dr. Jeová, o invento corresponde a um equipamento de anestesia automática ou anestesia robótica. Afirma, ainda, que há outros produtos controlados por computador no mercado mundial que têm a função de controlar a velocidade do fluxo de injeção do anestésico. Nesse sentido, ressalta que a invenção, além de possuir a referida funcionalidade, possui ainda outras três tecnologias.

Em relação aos aspectos procedimentais, especifica que, inicialmente, o equipamento faz uma massagem vibratória no local e só posteriormente é que se passa para a aplicação da anestesia. Após a vibração, que dura cerca de vinte segundos, há a penetração mínima da agulha e, em seguida, o  líquido anestésico é injetado com a técnica chamada “gota a gota”, de forma lenta nos tecidos. Após a referida fase, quando o anestésico já começou a agir, a agulha passa a penetrar lentamente de uma forma controlada e independente da vontade do dentista.

Além da tecnologia, outro ponto positivo é que não há altos custos para produção do equipamento, de tal forma que não haveria grandes diferenças quanto aos valores que são disponibilizados atualmente no mercado.

A profa. Juliana Gondim, por sua vez, afirmou que a recepção do trabalho pelos pacientes é bastante positiva. Mencionou ter sido realizado uma pesquisa em que se comparavam os usos da anestesia tradicional e a feita com um protótipo do invento, tendo este último sido muito bem aceito, de tal maneira que não era relatada a sensação de dor com a aplicação do anestésico.

O PPGO parabeniza a todos os envolvidos na criação do invento que notoriamente contribui com o desenvolvimento dos trabalhos odontológicos, atendendo-se às necessidades do mercado, otimizando a relação com o paciente e permitindo tratamentos em que o bem-estar seja o foco principal.

A notícia sobre a referida invenção com as informações supracitadas e entrevista com os pesquisadores foi pauta de notícia do UFCTV e pode ser visualizada a seguir:

Além disso, no site da UFC é possível verificar a publicação da notícia. Basta acessar o seguinte link: http://www.ufc.br/noticias/14801-ufc-recebe-sua-primeira-patente-exclusiva-com-invencao-de-aparelho-robotico-para-aplicacao-sem-dor-de-anestesia

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo