Regras para exame de pré-qualificação

• Para alunos do mestrado, deverá ser realizada durante o segundo semestre de matrícula. Para alunos de Doutorado, durante o terceiro semestre de matrícula
  • A solicitação  de marcação da pré-qualificação deve ser feita, com pelo menos 10 dias de antecedência da data do exame, por meio de link próprio.
  • O exame poderá ser realizado de maneira presencial, remota, ou híbrida.
  • Os documentos concernentes ao exame serão enviados para o e-mail do presidente da banca (orientador), com cópia para o discente.

Membros da Banca

• Mestrado

1.1. A banca examinadora deverá ser composta por, no mínimo, 3 membros titulares e 1 membro suplente, dentre eles o orientador, não havendo obrigatoriedade de possuir membros externos ao Programa ou à Instituição.

1.2. Todos os membros deverão possuir, no mínimo, o título de doutor(a), somado a, pelo menos, 1 (um) ano de doutoramento.

1.3. É vedada a participação do coorientador nas comissões julgadoras de dissertação dos alunos sob a sua coorientação.

1.4. O coorientador deverá preencher as mesmas exigências de qualificação que o orientador.

• Doutorado

2.1 A banca examinadora deverá ser composta por, no mínimo, 3 membros titulares e 1 membro suplente, dentre eles o orientador, não havendo obrigatoriedade de possuir membros externos ao Programa ou à Instituição.

2.2. Todos os membros deverão possuir, no mínimo, o título de doutor(a), somado a, pelo menos, 2 (dois) anos de doutoramento.

2.3 É vedada a participação do coorientador nas comissões julgadoras de tese dos alunos sob a sua coorientação.

2.4. O coorientador deverá preencher as mesmas exigências de qualificação que o orientador.

Apresentação e arguição

1. O exame de Pré-Qualificação para o Mestrado e Doutorado constará de:

1.1 Apresentação de uma aula de 30 a 40 minutos de duração.

1.2 Arguição pelos membros da banca avaliadora com duração de 20 minutos para cada componente desta, bem como 20 minutos destinados às respostas do aluno para cada avaliador.

Resultado

• A ata contendo o resultado do exame, com as assinaturas da banca, deverão ser devolvidas após o exame de qualificação, no formato digital, para consolidação da atividade no SIGAA.

Dúvidas sobre o exame deverão ser sanadas por meio dos seguintes contatos:

Telefone fixo: 85 33668232

E-mail institucional: ufcppgo@ufc.br