Docente do PPGO/UFC recebe homenagem por contribuição em pesquisa com pele de tilápia
Data da publicação: 12 de maio de 2025 Categoria: Sem categoriaA Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) realizou, na última terça-feira (06/05), às 17 horas, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em homenagem à primeira década de desenvolvimento da pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre o processo de beneficiamento da pele da tilápia para tratamentos médicos.
A solenidade atendeu ao requerimento do deputado Heitor Férrer, com subscrição da deputada Dra. Silvana.
Heitor Férrer ressaltou que a pesquisa representa um marco de grande relevância para as ciências médicas no Estado.
Entre os homenageados da noite esteve a professora Ana Paula Negreiros, docente do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFC, que recebeu um certificado de reconhecimento entregue pelas mãos do deputado Heitor Férrer.
O parlamentar destacou diversos dados do estudo, como o envolvimento de 380 pesquisadores em 10 estados brasileiros e nove países; 42 publicações em revistas nacionais e internacionais; 26 premiações; mais de 1.000 matérias de mídia em 17 idiomas, em 62 países; além da conquista do “Prêmio Eurofarma de Inovação”, considerado o Oscar da Medicina Brasileira.
Também foram registradas quatro patentes de produtos derivados da pele de tilápia (três delas concedidas no Brasil e nos EUA), além do uso da tecnologia no tratamento de vítimas de incêndios na Califórnia, Líbano, Pantanal, Uberaba e enchentes no Rio Grande do Sul, entre outros.
A pesquisa com a pele da tilápia teve início em 2015, com o objetivo de desenvolver um biomaterial para o tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e aplicações em medicina regenerativa. O coordenador geral da pesquisa é o Dr. Edmar Maciel Lima Júnior.
Fonte: ALECE, disponível em: https://www.al.ce.gov.br/noticias/49348-alece-celebra-os-10-anos-da-pesquisa-para-uso-da-pele-da-tilapia-para-fins-medicinais
📸 Acervo pessoal
📸 Viktor Braga/UFC (pele da tilápia)