Discentes do PPGO/UFC participam de treinamento para aprimoramento técnico

Data de publicação: 28 de novembro de 2022. Categoria: Pesquisa

UFMG

A aluna de Doutorado Sara Maria Silva, orientanda da Profa. Dra. Thyciana Rodrigues Ribeiro, participou de um importante treinamento no Centro de Fisiologia Integrativa e Nanobiotecnologia Salivar, vinculado ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) e ao Laboratório de Nanobiotecnologia (NANOS), integrado ao Instituto de Biotecnologia (IBTEC) e Centro de Pesquisas Odontológico Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular (CpBIO), coordenação Profa. Dra. Priscilla Soares) da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Durante a visita técnico-científica, a discente acompanhou a rotina de diferentes plataformas de diagnóstico salivar com os alunos de doutorado Marco Guevara e pós-doutorado Douglas Caixeta, sob orientação do professor Dr. Robinson Sabino-Silva.

Depoimento da aluna sobre a experiência:

“Foi uma experiência riquíssima. Tive acesso a diferentes protocolos e técnicas atuais de diagnóstico salivar. A estrutura do laboratório é sensacional e a equipe é composta por pesquisadores de excelência. Todos foram muito atenciosos e acolhedores.”

UFAM

As alunas Lívia Caetano (mestrado) e Imaculada Queiroz (doutorado), orientandas do Prof. Fabrício Bitu  e Profa. Ana Paula Negreiros, respectivamente, participaram de um treinamento no Laboratório de Atividades Biológicas (BIOPHAR) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Na ocasião, as discentes acompanharam a rotina de cultura de células da pele humana com a aluna de doutorado Bárbara Janaína, sob orientação da professora e coordenadora do laboratório, Dra. Marne Vasconcellos.

Depoimento das alunas sobre a experiência:
“A experiência foi bastante enriquecedora, uma vez que não é nossa rotina no laboratório de patologia bucal. Pudemos aprender novas técnicas e protocolos, bem como conhecer outros equipamentos utilizados para a cultura de células. Além do trabalho com células, pudemos também acompanhar alguns ensaios de atividade antioxidante. O laboratório conta com uma grande estrutura, sendo muito bem equipado. Toda a equipe foi bastante acolhedora, principalmente a doutoranda Bárbara, que nos ensinou cada um dos passos da sua pesquisa de doutorado.”