PPGO-UFC FORTALECE SUAS AÇÕES DE INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO PIBIC ENSINO MÉDIO
Data da publicação: 15 de outubro de 2018 Categoria: NotíciasO programa de Pós-graduação em Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem inovou e ampliou seus horizontes. Através do PIBIC Ensino Médio (PIBIC EM), a iniciação científica agora também é realidade no ensino básico. A inserção de alunos de ensino médio na pesquisa busca despertar a vocação científica de jovens talentos mostrando como a ciência pode ser uma carreira a ser seguida e possibilitando aos bolsistas um processo de autodescoberta sobre suas habilidades e áreas de interesse.
O PPGO-UFC concorreu e ganhou o edital para abertura de vagas para o PIBIC-Ensino Médio. Fomos contemplados com 4 bolsas ensino médio (2 remuneradas-CNPq e 2 voluntárias). Contamos com duas linhas de pesquisa, uma no eixo da sustentabilidade e a outra no uso de tecnologias digitais na educação. A primeira sendo coordenada pelo Prof. Dr. Fábio Wildson e a segunda pela Profa Dra. Andreá Silvia Walter Aguiar.
A pesquisa dirigida pelo Prof. Fábio Wildson traz como tema: “SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ALIADA ÀS PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA FRENTE AOS RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DE RADIOGRAFIAS ODONTOLÓGICAS: UMA AÇÃO ESTRATÉGICA NA EEFM FÉLIX DE AZEVEDO– FORTALEZA/CE” e tem como objetivo realizar uma ação estratégica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix de Azevedo acerca da sustentabilidade ambiental relacionada aos resíduos oriundos do processamento de radiografias odontológicas. A pesquisa terá duração de 12 meses, dividida em 3 etapas: oficinas de debate, pesquisa de campo, e pesquisa laboratorial.
Já a pesquisa conduzida pela Profa. Andréa Silvia Aguiar possui o tema: “ESTRATÉGIA DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA – CE” e objetiva contribuir com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, através da compreensão de como as TDIC podem auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem em Biologia na perspectiva do mobile learning na mesma escola de atuação do primeiro projeto. Será dividida em três fases e acontecerá no período de novembro de 2018 a junho de 2019. Além dos professores supracitados, os projetos contam com a participação fundamental de bolsistas PIBIC (Geibson Góis, Mikael Mendes, Adília Mirela e Monalisa), alunos de pós-graduação (Daniel Almeida e Marcus Carvalho), além dos professores Lúcio Kurita e Alynne Vieira.
Seguem abaixo algumas fotos: